Na década de 1990 eu trabalhava no Banco Mercantil de São Paulo, já na área de TI (CPD na época). Um amigo que trabalhava na mesma área (Carlos Burim) apareceu em casa com um jogo surpreendente para a época - o Wing Commander, da Origin - ele levou em casa pois para rodar eu tinha os requisitos básicos: tinha que ser um 286 com DOS, SoundBlaster, VGA colorido, e com alguma memória RAM disponível (1 megabyte, meu Deus...). O jogo veio em 10 ou 12 disquetes de 5 e 1/4, de alta densidade, e levou mais de 01 hora para instalar no HD (que se não me engano, era de 20 Mb).
Na hora de rodar a decepção - ele apresentou a entrada do jogo, se me lembro era uma orquestra tocando com planetas e luas ao fundo, coisa de louco. Mas na hora de começar o jogo, apresentou uma pergunta cuja resposta estava em alguma página do manual, que o Burim logicamente não tinha. Frustração total...
Me lembro de ter insistido executando o jogo e chutando respostas, talvez por 3 ou 4 vezes e...na quinta ou sexta, acertei !!! As perguntas eram sobre o alcance de alguma arma de uma nave específica, ou mesmo sobre a velocidade maxima da mesma, eram várias naves e vários tipos de armamento - canhão de laser, de ion, torpedos, minas, etc.
Foi um chute homérico, e ficamos de boca aberta, pois conseguimos ver o jogo funcionando, era realmente muito bom!!! Depois disso me lembro de ter que inclusive voltar com a data do sistema operacional, pois o jogo não repetia mais a única pergunta para qual eu sabia a resposta - eram várias tentativas até conseguir entrar, mas valia a pena!
Eu terminei o Wing Commander I, depois fui para o Wing Commander II e parei no Privateer, mas sairam outros jogos da mesma série. Saiu até um filme baserado no jogo. E navegando outro dia pelo YoTube vi que o fundador da Origin (Chris Roberts) está em um projeto ambicioso - o Star Citizen, algo que deverá ser maior ainda do que o Wing Commander.
Quando vi a Tiger Claw novamente em um dos videos do Star Citzen, me lembrei de quantas horas passei me divertindo com este fantástico jogo! Quem sabe ainda jogo isso novamente, com os mesmos gráficos e sons, não precisa de mais nada. Abaixo alguns links sobre o assunto, e sobre uma versão desenvolvida por fãs do original, que ainda quero testar.
https://en.wikipedia.org/wiki/Wing_Commander_(video_game)
http://www.wcsaga.com/ (site principal) e https://www.youtube.com/watch?v=qqtyGuV49rc (video)
http://www.gog.com/game/wing_commander_1_2
http://www.usgamer.net/articles/wing-commander-returns-in-full
fj.
Nenhum comentário:
Postar um comentário